quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Olá... o que você está loucamente esperando chegou!!!

A correçao dos exercícios de reflexão do capítulo 3!!!!

Fresquinho, fresquinho tudo sobre a correção dos exercícios de reflexão do capítulo! Especialmente para você, que está enlouquecidamente afoito para se dar bem na prova intermediária de sociologia...


  1. O que é liderança?


Liderança consiste na representação de um grupo feita por um indivíduo. A liderança pode ser formal ou informal, desde que o líder desempenhe o papel de manutenção dos interesses coletivos do grupo.


  1. O que você entende por normas sociais?


Quando um grupo estipula socialmente, ou seja, na coletividade, um conjunto de normas, regras de convivência e conduta e coletivo pode-se dizer que foram estipuladas normas sociais.


  1. O que são valores sociais?


Os valores sociais são os costumes, hábitos, tradições e padrões considerados aceitáveis ou não, num grupo social. Podem mudar conforme o tempo e o contexto social e histórico.


  1. Explique por que cada item acima ajuda manter os grupos sociais.


A liderança, as normas e os valores sociais são responsáveis pela manutenção dos grupos sociais na medida em que eles contribuem decisivamente para a continuidade do grupo. Contribuem para a coesão dos interesses coletivos.


  1. Quais as diferenças entre categoria, agregado e grupos sociais?


Categoria social é o conjunto de pessoas que possuem ao menos uma característica em comum. Agregado social, por sua vez, conceitua-se como um conjunto de pessoas cuja característica principal é APENAS a proximidade física. Já o grupo social é uma união interativa e duradoura entre duas ou mais pessoas.


  1. Quais as diferenças entre público, multidão e massa?


PÚBLICO: pessoas reunidas que têm o mesmo desejo de assistir a um determinado evento e partilhar um mesmo local físico.


MULTIDÃO: é um aglomerado fortuito, instável e ocasional, reunido temporariamente, influenciadas pela mesma emoção e capazes de realizar uma ação coletiva.


MASSA: conjunto de pessoas dispersas em um meio geográfico e que recebem o mesmo estímulo de um determinado veículo de comunicação.


  1. Um grupo social possui várias características. Diga o que você entendeu sobre interatividade e continuidade em grupo social?


RESPOSTA PESSOAL


  1. Diferencie grupo primário de grupo secundário.


No grupo primário a relação entre os membros é íntima e pessoal; há grande envolvimento emocional, lealdade e cooperação entre os membros. Já no grupo secundário as relações são mais complexas, predomina o relacionamento impessoal e racional.


  1. Diferencie grupo de dentro de grupo de fora.


O grupo de dentro, como o próprio nome diz, é o grupo no qual o indivíduo se sente pertencendo, no qual ele faz parte. O grupo de fora é aquele em que os outros indivíduos fazem parte.


  1. O que é grupo de referência?


São grupos de servem de modelo para outros grupos ou indivíduos.


  1. Qual o papel de um líder na manutenção de um grupo social?


Zelar pela representatividade do grupo, a partir da coesão e organização do mesmo, além de manter os interesses coletivos almejados pelo grupo.


  1. Por que as normas e sanções sociais ajudam a manter um grupo social?


Porque promovem a normatização dos valores, hábitos e costumes; do que pode ou não ser aceito pelo grupo, conforme seus objetivos. Neste sentido, normas e sanções sociais bem sólidas contribuem para a continuidade do grupo social.


  1. Que importância tem um símbolo para um grupo social?


Reforçam a identidade do grupo social.


  1. Como os valores sociais atuam na manutenção de um grupo?


Idem resposta questão 12.



Uhul \0/
Seja Feliz!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Profª
Muito interessante este blog. Sou tb professora de Sociologia do Ensino Médio. Poderemos "trocar figurinhas". Parabéns pela iniciativa.

' YuriiFramholz ♪♫ disse...

Nãao inteendi... Quandoo vx passoou essas queestõees?
(Quee confusãao =S)

Bjxxx... ♥♥

Lucas disse...

Muito obrigado pelas questões.
São as Mesmas do meu trabalho de Sociologia .
Muito obrigado mesmo '
;D

Bjo's

Unknown disse...

Adooorei! Vc tem uma capacidade de interagir apenas com as suas escritas através de seus questionários!
Muito obrigada pela sua participação na net.
Bjiiim